Sandra de Sá-Fortes Gullino

Formada em Desenho Industrial (programação visual e produto) em 1984, pela PUC-RJ, durante mais de 10 anos, desenvolvi projetos da criação a implantação para empresas de grande e pequeno porte, em escritórios de design.

 

De 1991 a 1994, tive a experiência acadêmica no curso de Desenho Industrial, atuando, também, na organização dos eventos do curso, na FATEA – Faculdade de Design de Lorena (SP).

 

Desde 1989, sou autodidata na arte do origami (dobradura de papel), ministrando cursos e oficinas para todas as faixas etárias e áreas profissionais, inclusive para deficientes auditivos (INES – Instituto Nacional de Estudos de Surdos), como exercícios criativo, educacional e terapêutico.

Hoje, continuo atuando na área do Design, utilizando a infinita e rica arte da dobradura, na criação e produção de peças para diversas funções e áreas.

 

Produzo peças para eventos e decorações em geral, como cenários (TV e teatro), festas, restaurantes, lojas, publicidade e institucional. Clientes como: Petrobrás, PUC-RJ, FIRJAN, TV Globo, Barra Shopping, ICATU, Rede Lojas Mara Mac, UNIMED Rio, Mamma Jamma Pizzeria, etc.

 

Ministrei oficinas e cursos em diversos lugares, como: Mac Donald’s/RJ; Bienal do Livro 97/RJ; escolas, livrarias, faculdades (Bennet, Estácio de Sá, PUC-RJ e UniFOA); eventos e empresas (Bazar dos 100/BH, Petrobrás, Senai-CETIP, Senac/RJ, SESC (Petrópolis-RJ e Fiocruz) para todas as faixas etárias.

foto: Paulo Mulatinho (Alemanha)

Em 1995, participei do Encontro do Grupo de Origami de Washington (EUA). Em 1999, participei do 17º Convenção de Origami do CDO - Centro Diffusione Origami (Bologna/Itália), aprendendo com origamistas internacionais, onde percebi que conhecia ainda muito pouco da arte. Após a convenção, mostrei meu trabalho na Origami Deutschland (Freising/Alemanha), onde ampliei meus conhecimentos, o amor pela arte de dar movimento e vida ao papel.

 

Maio de 2012, convidada especial do Origami Treffen 2012 (Freising/Alemanha), pela Viereck Verlag, onde ministrei oficina e participei da produção final e lançamento do livro "SPIRAL", de Tomoko Fuse (Japão).

 

Criações publicadas na Alemanha, Itália, EUA, França, Chile, Colômbia e Ucrânia, em edições bimensais e Convenções.

Em 1997, fui responsável pela decoração de origami da Sala Linéia, na exposição de Monet, no MBA/RJ. Trabalho feito em parceria c/ a origamista Angela Maria Pinto da Silva.

Em 2000 a 2003, participei da Exposição de Mesas de Natal, no Hotel Othon Palace (Copacabana/RJ), em parceria com a arquiteta Isabella Stallone Leite, onde ficamos em 1º (duas vezes) e 2º.

Em 2006, fiz uma exposição individual “TRANSformAÇÕES”, no Espaço Cultural Sushimar (Laranjeiras/RJ). Em 2016, uma exposição c/ origamista Adriana Ortega, no Restaurante Gouganga Veggie (Centro/RJ).

Sócia durante os 15 anos de atividade do grupo Dobras sem fim (RJ) e de 2004 a 2012, sócia-fundadora do grupo DoBras – Dobras Brasil (Rio de Janeiro/RJ). Participação na direção e organização de 6 eventos de origami, pelo grupo: 1ª e 2ª Jornada de Origami e 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Convenções Nacionais de Origami no Rio de Janeiro, de 2005 a 2010.

 

Em 2014, organizei o encontro 1º Origami em Ação (Rio de Janeiro/RJ), para o lançamento do segundo livro de Antonio Vargas (Colômbia).

 

Desde 2003, Mestre em Reiki (técnica terapêutica).

 

De 2007 a 2015, participei como voluntária no grupo da Ação Social da Casa de Padre Pio.

De 2010 a 2012, fui coordenadora da Ludoteca da pioneira BPM - Biblioteca Parque de Manquinhos, primeira biblioteca parque do Brasil, onde coloquei em prática o curso e paixão por contação de histórias junto com a arte do origami.

De 2015 a 2017, aderecista nos Estúdios Globo, em novelas e minissérie.

© ​CURTIS STONE / Call 123-456-7890 / info@mysite.com  /

  • Twitter Square
  • facebook-square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now